A realização deste livro é um projeto e um sonho antigos. Talvez uma dívida comigo mesmo.
Quando crianças, fomos condicionados, e até mesmo culturalmente aliciados, a termos uma visão deformada e estereotipada da África. Nesse condicionamento não faltaram as histórias em quadrinhos, o cinema, e até mesmo os coloridos folhetos turísticos.
É difícil fazer um livro de texto e imagens sobre o continente africano sem mencionar os grandes problemas sociais que seus povos sofrem há séculos. Mesmo assim, quis, ao lado das reais questões, divulgar também o aspecto grandioso, trabalhador e heroico do africano. Pretendi – assim espero –, com minhas ilustrações, transmitir o belo plasticismo da África, com suas roupas, cores e penteados, além de seus gingados e gestos. Procurei também representar o porte digno e monumental das figuras humanas.
Utilizei nas ilustrações duas técnicas bem diversas: a tinta acrílica e a pintura em têmpera ao ovo. Usei também o pastel oleoso para fazer o modulado e as nuances das figuras, com a principal finalidade de transmitir a beleza, o movimento e a expressão corporal dos africanos.
África Eterna -Capa e quarta capa - Rui de Oliveira - Editora FTD - 2010.
África Eterna - Lettering - Rui de Oliveira - Editora FTD - 2010.
África Eterna - Rui de Oliveira - Editora FTD - 2010.
África Eterna - Rui de Oliveira - Editora FTD - 2010.
Keywords: Rui de Oliveira - book illustrations - brazilian illustration - Africa.
Comprei o livro e sua arte é linda e misteriosa ao mesmo tempo. Personalíssima e atemporal. Parabéns, abs
ResponderExcluirMarcelo Tonidandel
Lindos, adorei!!!!
ResponderExcluirCaríssima Patrícia
ResponderExcluirMuito obrigado por seus gentis comentários.
Todo artista precisa do retorno, e da leitura das pessoas sobre seus trabalhos. O ilustrador que afirma prescindir da recepção de suas imagens, no mínimo está faltando com a verdade consigo mesmo, e por extensão, com a sua própria obra.
Um fraterno abraço.
Rui de Oliveira
Meu caríssimo Marcelo Tonidandel. Antes de tudo peço desculpas pela grande demora em lhe responder. Agradeço sempre as suas palavras carinhosas, e também generosas sobre o meu trabalho.
ResponderExcluirReceba um afetuoso abraço.
Rui de Oliveira